donderdag 29 juli 2010

POVO MUBERE MANTERÁ FIRME SEUS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS DA LBERDADE E DEMOCRACIA COMO SÍMBOLO DA VITORIA SOBRE OS ABUTRES COLONIALISTAS E NEOCOLONIALISTAS DESTE MILÉNIO.

PREÁMBULO DA ANÁLISE:

Aos Heróis da libertação da RDTL e Mártires da Revolução Maubere desde turbulentos períodos de ocupação do império colonial Português e da mais selvática invasão, agressão e ocupação do neocolonialismo Indonésio com período de 475 anos de ocupação sucessiva da Pátria Maubere por dois colonialistas com usos e costumes diametralmente opostos à cultura, a tradição e identidade genuína do colonizado e martirizado Povo Maubere neste recanto do Mundo.

Análise da situação política de Timor Leste com dimensão em múltiplos-aspectos;

-----1. Aspecto politico da liderança actual, modo de gerir o destino do sofredor PM e seu

sistema de governação.

-----2. Aspecto político social da vida quotidiana do Povo Maubere e as suas actuais infra

estruturas.

-----3. Aspecto politico económica e financeira da RDTL.

-----4. Aspecto politico diplomática da RDTL, Timor Leste na Arena Intel. e Regional.

-----5. Aspecto politico militar, Defesa e Segurança Nacional.

O vosso irmão, camarada e companheiro MTRM esteve num período de retiro e de reflexão sobre a nossa actual conjuntura politica e com uma retrospectiva olhadela do passado doloroso mas brilhante da nossa resistência armada moldado em três componentes das quais chamámo-lhes por;

-----1. Frente Política Armada,

-----2. Frente Politica Clandestina e

-----3. Frente Política Diplomática.


O nosso Martirizado Povo Maubere sofreu muito, mas que valeu a pena para que hoje TL seja libertada completamente das garras dos nossos colonialistas e neocolonialistas do passado recente.

-----1. Mas no aspecto politico da liderança actual é muito lamentável de que neste momento o governo das AMP liderado por Horta e Xanana com muita má fé e asquerosa-mente reviveram com saudosismo e nostálgicamente o modo de vida dos nossos colonialistas e seu sistema mais anacrónico e retrógrado de como governar povos para melhor oprimir e explorar, pois cujo seu lema é dividir para reinar e nada mais...

Face a tal natureza política dos assimilados colonialistas das AMP é o que estamos vivendo todos os dias neste degradante vida dos senhores, os chamados poderosos, carismáticos, mitos e deuses, líderes da nossa RDTL.

Os insubstituiveis pés de barro na supra-mencionados que neste momento com o toque dos seus clarins em descalabros actos de desespero nos momentos mais críticos da sua governação aparecem em comédias públicas com suas infames e desonestas propagandas cheios de espírito putichismo e vingança com seus discursos inflamatórios mas mórbidos contra os verdadeiros filhos do Povo Maubere e sua intrépida e lúcida vanguarda, na continua e intransigente defesa apologista dos seus interesses, das suas famelgas e dos seus grupelhos políticos da mesma cor e da mesma classe de grandes máfias da Cocha Nostra que neste momento sobrevivem oportunisticamente no dorso do nosso sofredor Povo Maubere na nossa RDTL.

-----2. No aspecto politico-social na vida quotidiana do Povo Maubere é o que estamos vivendo e testemunhando todos os dias da nossa vida e em particular todas as veracidades dos factos de governação deste bloco dos partidos oportunistas das AMP estão muito bem relatados e difundidos neste nosso prestigiado Blog TLN e assim como nas mass media nacional e internacional.

Muita injustiça na divisão equitativa dos bens para todos os cidadãos e em particularmente aos mais carenciados nas suas sobrevivências em toda a dimensão da palavra...

As gloriosas Falintil - Veteranos, Juventude, OPMT e o Povo Maubere em geral que muito sacrificaram a vida para libertar esta nossa mui amada Pátria Timor Leste durante os seus quase 25 anos de dura e dolorosa resistência armada nacional, hoje seus destinos estão entregues a sua sorte e enquanto que homens e mulheres que estão a governar agora TL que antes eram defensores da Integração e Autonomia é que estão a gozar do melhor e até roubam muito descaradamente a vista do nosso sofredor Povo Maubere como se fossem eles quem são os verdadeiros donos de Timor Leste e detentores das nossas riquezas naturais como gás e petróleo...

As infra estruturas no todo de Timor Leste estão completamente estagnadas e sem nenhum andamento com um plano estratégico nacional devidamente estudado e elaborado dentro das reais capacidades de desenvolvimento nacional com uma tecnologia sofisticada pré-estudada para sua realização a nível nacional para o bem estar de todo o nosso Povo desde Ponta Leste, do Pulo Jako por Ataúro até enclave de Oé-Cusse Ambeno. De Costeira Sul a Costeira Norte por Cordilheiras Centrais e finalmente de Nascente ao Poente. Mas pelo contrário, o mais lamentável e cúmulo de vergonha de que estes senhores polatrões políticos das AMP estão a enriquecerem-se com todo o tesouro do Povo Maubere meramente para satisfazer seus diabólicos interesses, das suas famelgas e dos seus comparsas da mesma raça de víboras e verdadeiros gatunos da nossa sociedade timorense. Como tal que poder moral têm estes senhores para nos governar e como podemos reconhecê-los de serem nossos verdadeiros e legítimos líderes que merecem todo o nosso respeito e consideração?

Finalmente estes senhorecos das AMP sob o comando do trio, palhaços, Abobaras, Bananas e Kudasamas são os verdadeiros defensores dos imorais ricos e poderosos da nossa sociedade no solo Pátrio Maubere, mas que eles jamais servirão os verdadeiros interesses dos pobres, famintos, pequenos, doentes, fracos, mutilados de guerra, viúvos e viúvas, órfãos e órfãs, camponeses e trabalhadores, estudantes e intelectuais, funcionários do estado e empresários de classe média em geral e em particular todos os que abnegadamente sacrificaram a vida desde dos seus mais entes queridos familiares até a última geração para que esta Pátria hoje esteja verdadeiramente livre para que nós todos podemos gozar o fruto do nosso sacrifício, mas que na realidade o fruto deste nosso sacrifício foi apenas para benefício de um punhado de homens e mulheres que anteriormente serviram-se de peões avançados e colaboracionistas dos nossos inimigos que nos negaram vílmente todos os nossos inalienáveis direitos de um verdadeiro Povo com a sua existência e a vida neste recanto do Globo, onde nós, todos os seres humanos estamos habitando.

-----3. Apesar de nosso TL geograficamente ser um pequeno território, com menos de meio-milhão de habitantes em tempos remotos, metade duma ilha que outrora fora colonizada por duas potencias colonizadoras, nomeadamente por Holandeses e Portugueses e que por negociações entre ambos repartiram a ilha em dois reinos, sendo do Leste era o vassalo da Coroa Portucalense até o fim da Coroa Portucalense e passou a ser uma da colónias da Republica de Portugal em que o Império Português reinou ou seja colonizou o nosso TL num período com duração de 4 séculos e meio até 1975. A Oeste era então o vassalo da Coroa Holandesa num período com duração de 3 séculos e meio até 1948 após a segunda guerra mundial. Timor Leste apesar de geograficamente ser uma pequena e metade da ilha não está excluída das suas riquezas naturais como jazigos de gás, petróleo, magnésio, cobre, ferro, ouro, café, sândalo, borracha, copra, camin, peixe, sal gema, grandes lagoas com caudalosas correntes de águas para exploração de hidroeléctrica, etc, etc, etc...

Timor Leste uma nação muito pobre ecónomicamente segundo a percepção oca dos chamados peritos económicos de calibre mundial, mas que Deus Nosso Senhor lhe garantiu e lhe deu graças improvisas que nenhum politico desse calibre mundial pode e nem tão pouco capacitado para poder contrariar as graças e bênçãos dados por Altíssimo a este pobre e pequeno sofredor Povo Maubere. As graças doadas por Deus Altíssimo ao Povo Maubere são as grandes e incomparáveis riquezas naturais que já temos algumas em mão e que parecem que muitas potências vizinhas da área geopolítica estão a ter ganancia em querer dar-nos volta em abdicar ilícitamente o direito internacional em usufrui-las, mas lamentavelmente irão perder todos os seus argumentos com toda as suas facínora políticas e ser-se-ão amesquinhados com as suas políticas de má fé no imiscuir grosseiramente nos nossos assuntos internos perante o olhar severo e sereno do nosso sofredor Povo Maubere. Pois face este imoral acto dos nossos poderosos vizinhos em querer vilmente explorar-nos as nossas riquezas naturais para seus interesses administrativos segundo as suas maquiavélicas intenções vai forjar todos os timorenses de todos os quadrantes políticos desde do topo da RDTL até ao simples filho do Povo Maubere, todos em pé de igualdade, e de ombro a ombro mostrarão mais uma vez o seu inabalável patriotismo e nacionalismo na intransigente defesa dos nossos recursos naturais quer tanto no mar como na terra, pois que eles constituem um indestrutível valor património do nosso Povo e da nossa soberania RDTL face aos olhos da Organização das Nações Unidas. Pois que estas riquezas é que vão determinar o desenvolvimento económico da nossa RDTL para o bem estar do nosso Povo em toda a dimensão da palavra.

Também não podemos ser adormecidos em conformar com a política de má gestão económica que o governo das AMP está ser no auge da severa crítica dos partidos da oposição e de quase todo o Povo de Timor Leste em geral. Face a esta situação politica económica de Timor Leste, se o governo das AMP tivesse capacidade em man-power transformaria o nosso Timor Leste num período de 5 a 10 anos numa segunda cidade Nova Iorquina, ou Abu Dhabi, Kuwait, Tóquio, Pequim ou outros tantos mais majestosos cidades mundiais deste milénio. Mas o mais lamentável de que este governo ao caminho de 5 anos nada produziu algo de especial para o desenvolvimento da nossa RDTL, pelo contrário passou a ser um pesadelo para e na destruição total e completa da nossa economia, porque passou todo o tempo a roubar e encher os seus bolsos, das suas famelgas e dos seus comparsas políticos da mesma linhagem política de gatunos e corruptos da primeira marca da nossa sociedade timorense.

-----4. No aspecto politico diplomático da RDTL, após a cedência do governo central de Lisboa para que suas províncias ultramarinas além mar como no continente Africano, Asiático e Oceânico poderem escolher seus destinos, quer continuar a ser parte integrante da Republica Portuguesa, ou quer escolher a sua auto-determinação a independência ou ainda por outra alternativa ir juntar-se ou anexar-se a uma outra potencia administrativa da área geopolítica, etc...etc...etc...

Face essa conjuntura politica com seu desenvolvimento processo de global auto-determinação dos povos colonizados, coube ao Povo de Timor Leste escolher o seu destino e em responder as cedências do governo central de Lisboa foram criadas em Timor Leste cinco partidos políticos, sendo um com o seu objectivo politico bem clarividente de manter com a potência colonizadora Português que era e é o actual partido UDT. Outro foi mais além reivindicou o direito ancestral de querer juntar-se a Republica da Indonésia, potencia administrante da área geopolítica, porque a ilha foi apoderada por duas potências colonizadoras com o lema de dividir os reinos para melhor subjugar, explorar, oprimir e reinar conforme os seus mais vexames modos de colonização de então. O Leste para Coroa Portucalense e o Oeste para a Coroa Holandesa. Como tal o Partido que emergiu para concretizar seus objectivo dentro deste contexto político foi e é o ex-APODETI. O terceiro Partido Político popular com seu objectivo muito lúcido em defesa dos pobres e oprimidos do Povo sofredor Maubere foi e é o ASDT-FRETILIN quem preconizou a auto-determinação e independência total e completa de Timor Leste das garras das potências administrantes coloniais e o destino do Povo Maubere não se deve ser negociado e discutido para ser livre dos masters coloniais de então. Houve mais dois pequenos partidos nomeadamente Kota e Trabalhista, sendo Kota com objectivo de reviver o princípio das tradições dos régulos de Timor Leste, e sendo outro, o Kota apareceu com o objectivo de defender a classe trabalhadora ainda incipiente do povo de Timor Leste. E o mais insignificante partido Político que emergiu no cenário Politico de Timor Leste foi o Partido chamado ADITLA, este foi com objectivo de defender Timor Leste em levá-lo como parte integrante da Austrália, mas que não teve um forte apoio popular e então murchou aos poucos e em semanas desapareceu no mapa politico de descolonização.

Ora uma olhadela para a política de então, a diplomacia face aquela conjuntura politica foi passado por duas fases, sendo uma fase de colonização com o sistema vigente colonial, todo o trabalho da política externa era servir os interesses dos colonizadores para manter o seu "modus vivendi e oprerandy".

Com a vitória da Revolução patrocinado por FAP com o nome de Revolução de flores de 25 de Abril de 1974 a política diplomática portuguesa passou a mudar de tom e cor política na arena internacional e nacional em relação suas províncias ultramarinas o que veio concretizar verdadeiramente o moroso e longo processo de descolonização há muito esperando por longo tempo sempre defendido por Nações Unidas em relação ao Império colonial Europeu que tem suas colónias/províncias ultramarinas quase em todos os cinco continentes deste Globo, Terra, onde estamos habitando...

E com a independência total e completa dos povos colonizados, a política diplomática tomou uma nova dinâmica de acção com relação a soberania da Nação independente com o estado de direito de um Povo digno de merecê a vida a sua existência livre e independente como Povo e Nação. Então daí a politica-diplomática referente a nação RDTL tomou uma nova dimensão de acção concretamente em defesa intransigente dos seus mais sagrados e sublimes direitos consagrados na Constituição da RDTL em sincronização com a magna Carta das Nações Unidas sobre os direitos fundamentais dos Povos recém-livres e independentes das potências colonizadoras.

Mas lamentavelmente acontece o contrário a nossa política-diplomática com o actual governo das AMP. Este governo tem uma politica - diplomática exclusivamente a mercê dos seus interesses, das suas famelgas e das suas associações ou clubes de políticos de máfias que neste momento estão a corroer os alicerces indestrutíveis da nossa RDTL. Desde palhaço Horta como Presidente, Xanana como Premier, Fernando de Araújo como Presidente da PN e assim como seu peão avançado o Zacarias José Albano da Costa. Estes desgraçados e bonecos lideres na presença do seu analfabeto Povo de Timor Leste têm feito propagandas de tamanhos e calibres sobre o destino das riquezas naturais do Povo Maubere como gás e petróleo assim como hipocritamente enaltecem -se até aos píncaros da lua sobre o seu espírito nacionalismo e patriotismo, mas quando nas arenas internacionais são só primeiros a fazer vénias com mil yes aos mandos dos seus patrões, os masters neo-colonialistas, capitalistas, imperialistas, fascistas e ditadores são os mais conhecidos por imorais seres humanos, os mais vis ricos e poderosos neste milénio da nossa sociedade humana.

Conclusão da politica-diplomática, os lideres políticos das AMP vagueiam por este mundo fora só faziam política de disparates e imorais actos de cobardia e aldrabices face ao destino do nosso sofredor Povo Maubere e hipocritamente vergam aos mandos dos seus masters, os mais conhecidos monstros devoradores das classes pobres e pequenas da nossa sociedade humana no percurso da História da existência da Humanidade.

-----5. No que concerne no Aspecto politico militar, Defesa e Segurança Nacional, em tempos remotos e aquando do sistema da colonização vigorava, as forças armadas assim como os polícias e todo aparato bélico de segurança e defesa nacional cumpriam cabalmente e com intransigência todas as directivas emanadas por Órgão de-liberativo da potencia colonizadora com único objectivo de defender os verdadeiros interesses dos senhores colonialistas e seus lacaios do que servir os interesses dos povos pobres e pequenos, explorados e oprimidos por modos e formas mais selváticas de colonização de então.

No período colonial os militares e policias eram forças de opressão e repressão e ao mesmo tempo eram conhecidos como os fieis cães de guarda dos chamados poderosos colonialistas que nesse momento colonizaram povos além mar. As praticas dos militares e policias face aos tristes olhares do sofredor povo colonizado eram considerados como forças de coação e repressão, detenções, condenações, maus tratos, agressões de espancamentos, pauladas, pontapés e socos, acoronhadas, chicotadas, torturas psicólogicas e físicas, desaparecimentos, deportagens e assassinatos e outras demais série de práticas desumanas e barbaridades que contrariam todas as éticas morais e cívicas que regulam a vida de um ser humano habitado neste Planeta e que estão implacavelmente escritas com letras gordas e bem conservadas na ONU como sendo um princípio fundamental consagrado no preâmbulo da ONU e que todos os Estados e Nações que fazem parte desta Organização Internacional têm por dever moral de respeitar e cumprir com toda a severidade e sem nenhum escrúpulos em recalcamento ou desrespeito todo este sagrado princípio que norteiam as nações e estados deste Globo em organizar e formar as ONU.

Durante a ocupação Indonésia, as forças armadas e policiais Indonésias mostravam as suas práticas no aspecto de segurança e defesa como sinónimo das práticas das forças de defesa e segurança da era do colonialismo e até muitas das vezes as forças armadas indonésias eram muito mais cruéis do que as forças da era do colonialismo.Como tal o que vivemos, vimos e acompanhado no dia a dia da nossa dolorosa vida de prisão perpetua no cumprimento forçado das suas leis até o dia da nossa libertação total e completa das suas garras.

Em contra-partida nasceu as Gloriosas Falintil que era e é o braço armado do Povo sofredor Maubere. Esta força popular foi criado precisamente para defender os interesses do Povo e não ao contrário para oprimi-lo, explorá-lo e assassina-lo como mostravam as práticas nojentas e desumanas das forças de opressão e exploração do colonialismo e neocolonialismo. Como tal as Gloriosas Falintil mantenham o seu inabalável espírito de ser fiel ao seu Povo e cumprindo cabalmente os sagrados princípios que norteiam os supremos interesses do Povo sofredor Maubere do que meramente sirvam os interesses dos grupelhos políticos que estão agora a viver parasitamente à custa deste mesmo Povo, pobre e pequeno de Timor Leste.

Mas é de lamentar imenso de que as FDTL e a PNLT sob o comando do trio, Horta, Xanana e Lasama andavam a praticar actos deploráveis criminosos e escandalosos idênticos aos dos colonialistas e ocupacionistas Indonésias do passado recente, espancavam, insultavam, maltratavam, aprisionavam e até assassinavam a sangue frio os filhos do pobre maubere por estes rejeitaram em colaborá-los na busca e investigação sobre os chamados ninjas e também como o que tinham acontecido com os apoiantes dos nossos desditados irmãos como Alfredo e Leopoldino e seu desertor pelotão.

As FDTL e as PNTL devem munir espírito de respeito pelos princípios dos Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos sendo como um verdadeiro breviário de conduta das suas actividades quotidianas face ao destino do Povo. Pois foram criados estas instituições políticas de defesa e segurança do estado para servir o Povo e defender seu interesse com integridade e com espírito combativo nacionalista e patriota acima de tudo, amar, respeitar, educar, informar correctamente todos os eventos que correlacionam ao seu destino e sua Pátria Timor Leste em múltiplos aspectos políticos da vida da Nação e Estado soberano da RDTL neste recanto do mundo.


Abraços a todos, os irmãos de classe, companheiros luta e camaradas de armas e de revolução.


De vosso inesquecível Maubere Tuba Rai Metin!


Timor Leste aos 26 dias do mês de Junho de 2010.-

Geen opmerkingen:

Een reactie posten