maandag 10 oktober 2011

Sara Ninno is the one biggest liar journalist of this millennium just make nice attracts for her boy-friend, the myth and god leader in Maubere Homeland namely Banana and Xanana...



Domingo, 9 de Outubro de 2011

Xanana ultrapassou "golpe de estado" em 1984 antes de se tornar líder incontestado da resistência - biografia

.

Lisboa, 09 out (Lusa) - Uma tentativa de "golpe de estado" contra Xanana Gusmão, em 1984, afirmou a sua posição como líder incontestado da resistência timorense à ocupação indonésia, afastando elementos radicais e dando ao movimento um caráter nacionalista e plural.

O episódio surge descrito em detalhe na biografia do líder histórico timorense da investigadora australiana Sara Ninner, que aponta este acontecimento como uma das principais revelações do livro "Xanana -- Uma Biografia Política", editado pela D. Quixote.

A tentativa de golpe é atribuída ao então chefe do estado maior das Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (Falintil), o comandante Kilik, apoiado pelo chefe das Brigadas Vermelhas, Mauk Moruk.

Kilik e Moruk convocaram um encontro, em Hudi Laran, para o qual não convidaram Xanana, apelidado pelos "rebeldes" de "revolucionário traidor" por causa das suas posições em defesa do pluralismo dentro do então Conselho de Resistência Revolucionário Nacional (CRRN).

Na sequência deste episódio, Xanana decidiu fazer "uma remodelação radical" da estrutura de comando e expulsar os rebeldes do comité central, assegurando um controlo "mais firme" da resistência.

"Esta purga de partidários de uma linha dura levada a cabo por Xanana pode ser vista como o início da sua liderança sem oposição em Timor e do desacordo mais prolongado com a Fretilin. [...]Tinha rejeitado as ideologias marxistas e iniciado uma inclusão independente de todos os credos políticos num movimento de resistência nacionalista", refere a biografia.

O livro, posto à venda este mês em Portugal, retrata a vida de Kay Rala Xanana Gusmão desde a infância até à sua atual posição de primeiro-ministro de Timor-Leste.

"A descoberta mais surpreendente foi perceber o quão arduamente teve que lutar para conquistar e manter a liderança", disse Sara Ninner à agência Lusa.

A investigadora da australiana Monash University, que já tinha editado "Resistir é Vencer: a autobiografia de Xanana Gusmão", entrevistou exaustivamente o líder timorense e mostrou-se impressionada com a "dureza da sua vida" e com o número de familiares, amigos e camaradas que perdeu durante a luta.

"O seu estilo encantador faz-nos esquecer os nervos de aço. A sua capacidade de suportar o sofrimento e continuar, motivando os outros, é extraordinária", considerou a investigadora.

"Enquanto muitos continuam a ver Xanana como um herói da luta de resistência, o livro mostra um ser humano singular que muito frequentemente questionava o seu papel e que cometeu erros", prossegue a autora.

Sara Ninner sublinha que o livro aborda essencialmente a liderança de Xanana entre o início dos anos 80 e 1999, ano da consulta popular de autodeterminação de Timor-Leste, reservando apenas o posfácio para os quase 10 anos de independência do território.

Sobre este período, a investigadora adianta que "nem sempre a sua atuação teve em conta o interesse supremo do país", apontando como exemplo a crise de 2006. Nesse ano, a autora entende que Xanana, então Presidente da República, desautorizou publicamente as chefias militares na questão dos peticionários desertores do exército.

O caso gerou manifestações contra o Governo liderado por Mari Alkatiri, da Fretilin, que acabaram por degenerar numa escalada de violência e numa grave crise política e de segurança que deixou 150 mil deslocados.

"Vejo este livro como parte das primeiras tentativas para escrever a história Timor-Leste, algo muito difícil porque imensas coisas são contestadas. Penso que muitas pessoas irão discordar da minha abordagem e mesmo o próprio Xanana talvez não concorde com as minhas descobertas", adiantou.

CFF

Lusa/Fim
.

10 comentários:

Anónimo disse...
Mas o que a autoria não disse, por falta de uma investigação académica, ou por negligência, não deu oportunidade para um dos sobreviventes, Mauk Moruk para responder. Também no livro não cita que o Kilik foi assassinado a sangue frio por ter oposto as ditas mudanças. O livro seria mais credível se a autora fizesse uma investigação profunda, dando oportunidade aos acusados para responderem or rejeitarem e não acreditar apenas o acusado. Parece que na Austrália há esta coisa: the acused are inocent until found guilty. Aqui the acused are guilty until found inocente. Uma justiça a la Niner.

It is good to make our very best friend very happy indeed but done nothing to contribute to academic independence and freedom of thought. Moreover, the book sounds more as of obituary than a biography.
Anónimo disse...
The turn around of our strugle is the elimination of these marxist elements inside the Falintil.

Karailo Komunista, hakarak estraga deit ita nia rain.

Ida mak buatamak Yemen naran Alkatiri nee.
Anónimo disse...
"The turn around of our strugle is the elimination of these marxist elements inside the Falintil."

It's a good attempt to re-write the history to favour some elements but I'm afraid it won't work because it never worked. Moreover, it was also very good and desperate attempt by JAG to undermine the rest in order to agrandise himself but that it is not a dignified way of doing things. The book is a desperate attempt to wipe out the misdemeanour one person but as always it doesn't work and will not work. One can only cook up history but never re-write it. The book is a sympthom of such attempt.

A well informed readers will find out that the author has not done her job properly by not look at all sides of the equation. As they say it in English: every coin has two sides. Yet the side portrayed by the author contains some distortion.
Anónimo disse...
I can't wait to see hws going be in the future. probably and hopefully the truth will be exposed!
Anónimo disse...
Ao primeiro escritor:

So queria dizer que os espectadores "SABEM MAIS" do que os jogadores.....

Isto e' a patetice dos parvos espectadores....
Anónimo disse...
1st and 3rd comments, excellent inputs
Maubere Tuba Rai Metin disse...
Esta mensagem foi removida pelo autor.
Maubere Tuba Rai Metin disse...
Dado que a era do chamado deus insubstituível está quase chegar ao fim, porque todo o mundo já sabe da sua porcalhada politica de saber lastimar outros com sua falsa política, identificando-se a si mesmo de sinonimo de um Pilatos e um Judas Iscariotes durante o processo de Resistência Armada contra o nosso invasor, agressor e ocupacionista ABRI como tal ele e sua camarilha quase todos estão em fase de agonia e agora têem que recorrer aos seus pontos mais fracos para poderem servir-se como escudo do prevalecimento da sua asquerosa política de só saber mas é enfiar barrete aos seus seguidistas e outros escravos das suas migalhas caídas da sua mesa do real Xananista, golpista, ditador, mentiroso, gatuno, corrupto, escandaloso, megalómano, lalomano e mais outros nomes que ele merece em te-los em boa conta, pois então era, é e continua ser praticante duma brincadeira do mau gosto neste momento está gerar mais problemáticas para sua ambição política que não tarda haverá de passar definitivamente para museu até para o mundo de além das suas consciências normais como um ser humano normal...

Sobre o livro e sua autora tecerei mais pormenores quando eu dispor de tempo suficiente para o efeito. Contudo já falei muito deste assunto há anos atrás em findos do Ano de 1999 após o referendo em que o Povo Maubere restaurou a sua independência até hoje em dia.

Apesar de muitas tentativas do legado acusador em querer sobrepor sua supremacia politica de infantilismo, anti-democrático e anti-liberdade de expressão e ideias aos seus rivais políticos... Mas já é tarde demais, porque há uma corrente de força politica que até lhe condene e lhe chama por todos os nomes, assim como, até os mais pequeninos mauberes e biberes sabem muito bem das trickes politicas do chauvinismo e xananismo. Só restam os seus correligionarios é que lhe dão aplausos com gritos histéricos de euforia e elevam-se até aos píncaros da lua, mas não a nós, os pobres e pequenos mauberes e biberes de todo o Timor Leste.
Anónimo disse...
“So queria dizer que os espectadores "SABEM MAIS" do que os jogadores.....

Isto e' a patetice dos parvos espectadores....”

Eu congratulo a vocemecê por ter revelado que você é um daqueles expectadores. Só que nem isso você acerta. Num jogo de futebol há dois lados. Você considera o livro como um jogo de futebol o que na verdade, para a autora, é. Mas mesmo que isso fosse um jogo de futebol, não existe comentários sobre o outro lado que você, por suas razões próprias, não fê-lo o minimo esforço de comentar.

Isto quer dizer, que tanto a autora como você pensam num jogo de futebol mas que jogam uma parte porte temer de serem vencidos.
Maubere Tuba Rai Metin disse...
Sara Ninner, who are you? You are the one jornalist paid by your beloved butchery leader Banana in to prmote him till to the heaven or you do try revive the nostalgy odds of your lover, the so called legendary hero of East Timor People?

How you could describe false history in order condenm with slanders formula others Maubere People heros that have been fougt for their liberation from your fellowships colonialist and neocolonialist from Europa and Asia with bad faith and acting with very immoral manner?

We, the Maubere People, would like that one day should drag you coming in our popular court to describe better history of our heros leaders rather than you do hiden in your belover underweare to continue invent historiets with slanders and immoral falsifications of the true histories to invert in favor of your belover Banana rather than you do show to the pubic opinion your faithful and professional profile as indeed the one serius jornalist act always with ethic and moral manner to describe honest and real history in order public opinion give you certain respect and consideration and avoid that people could give you puppets name etc..etc...etc...

Geen opmerkingen:

Een reactie posten